Os 4 passos para otimizares a tua saúde ao Meu Estilo Paleo

Os 4 passos para otimizares a tua saúde ao Meu Estilo Paleo

Às vezes é esse mesmo o objetivo – otimizar a saúde. Mas o que fazer? Basta seguir estes 4 passos e em 30 dias verás a diferença

Os 4 passos para otimizar a saúde

Cada vez mais as pessoas procuram a forma mais eficaz para se sentirem em, com o peso ideal, com mais energia, livres das doenças do séc. XXI: obesidade, diabetes tipo 2, doenças autoimunes… No entanto o caminho a seguir nem sempre é claro e por vezes é necessário abdicar de alguma coisa e ver fora da caixa.

Uma refeição Paleo
Depois de falar de cada um em separado, resolvi compilar todos os passos num artigo para que seja mais fácil e, assim, poupe tempo a todos os que gostam de ir diretos ao ponto. Assim, sem mais demoras, eu escolhi otimizar a minha saúde e a de toda a minha família com o Estilo Paleo. Por essa razão, estudei várias opções e esta é, sem dúvida a mais naturalmente saudável, por isso, vamos lá ver os passos necessários:

1º passo – Informação

Este é talvez o passo que demore mais tempo.
Aqui poderás encontrar referências de pessoas com autoridade para falar sobre o Estilo Paleo. São cientistas e médicos que comprovaram através de estudos que a dieta dos nossos antepassados, da Era do Paleolítico, é aquela que os nossos genes reconhecem como a verdadeira alimentação. Assim resume-se todo o estilo a uma frase: Comer comida de verdade!
Quer isto dizer o quê? Vamos eliminar os processados, os açúcares, os cereais e dar lugar no nosso prato a 3 grupos de alimentos:
  • Verduras e legumes – hidratos de carbono
  • Proteína (carnes, peixes e marisco)
  • Gordura (essencialmente alimentos ricos em ómega 3)
Aqui encontras o artigo do primeiro passo mais completo.

2º passo – Limpezas

Este passo requer energia e força de vontade. Depois de entenderes o conceito, tens que deitar mãos à obra e abrir despensa, armários, frigorífico e congelador. Depois precisas de retirar todos os alimentos processados e ler os rótulos daqueles que tens dúvidas. Se tem nomes que o teu avô ou bisavô não reconheceria como alimento… provavelmente não é comida de verdade. Coloca tudo em sacos ou caixas e vai oferecer a uma instituição.
aqui o artigo completo.

3º passo – Ir às compras

 

Foi um dos meus passos favoritos, mas a primeira vez foi complicado. Nos supermercados, vais ver os corredores ficarem para trás e terás a sensação que parece que não há comida… depois chegas aos frescos, ao talho e à peixaria e enches o carrinho.

Legumes e verduras:

Todos os folhosos: couves de todas as formas e cores, acelgas, alfaces também de vários feitios e coloridas, agrião, rúcula, espinafres, beldroegas, nabiças, …
Depois o resto: pimentos coloridos, nabos, cenouras, curgetes, abóboras, beringelas, alho francês, cebolas, alhos, rabanetes, cogumelos, pepinos, couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolos, tomates, feijão-verde,

Carnes, peixe e mariscos

  • Frango, porco, vaca, pato, peru, …
  • Salmão, cavala, dourada, atum, chicharro, pargo, peixe-espada, …
  • Camarão, mexilhões, ameijoas, caranguejo, lagosta, …
  • Ovos

Gorduras

Acima de tudo, opta por gorduras boas: Óleo de coco prensado a frio, azeite extra virgem, banha de porco, manteiga e frutos secos (nozes, amêndoas, castanha do pará, …)
Podes ler o artigo completo deste passo aqui.

4º passo – cozinhar

 

Depois de olharmos para a lista das compras será fácil imaginar as maravilhas culinárias que se poderão obter. Basicamente, vamos preencher o prato de qualquer refeição com elementos das 3 categorias.
Aqui está o artigo deste passo

Dica extra

 

Bom, claro que todos os que pesquisam e estudam o Estilo Paleo acabam por tropeçar no turbinado. Resumidamente o turbinado é um café emulsionado com uma gordura que substitui o pequeno-almoço ou completa-o. Por isso, lê este artigo para o conheceres melhor e esta receita se queres aprender a fazê-lo.
Bom, o resumo está feito. Assim, cabe a ti escolher o caminho a seguir. Este está traçado de forma simples e, depois de 30 dias com o Estilo Paleo, poderás avaliar se realmente vale a pena ou não. Se resolveres experimentar, fá-lo pelos 30 dias para que as tuas conclusões sejam bem-feitas. E não te preocupes, como costuma repetir um professor meu, uma ação só se torna hábito se for repetida por 3 meses. Os 30 dias são apenas 1/3 desse tempo… o que tens a perder? A ganhar, garantidamente tens!
Tranquilamente,
Bela

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui