Macronutrientes – quais são? Posso só confiar neles?

Existem apenas 3 macronutrientes: gordura, proteína e hidratos de carbono. Será que têm todos o mesmo peso na nossa alimentação? Podemos fazer uma alimentação apenas pensando nos macronutrientes?

Macronutrientes – quais são?

Os macronutrientes são os nutrientes que o corpo precisa em grandes quantidades.
Existem 3 macronutrientes:
  • Lípidos – gordura
  • Proteína
  • Hidratos de carbono.
É possível fazer uma alimentação correta e com tudo o que o nosso organismo necessita, apenas nos concentrando nestes 3 macronutrientes. Aliás, pode ser uma forma simples e atrativa para ti, que queres otimizar a tua saúde com um método simples.
Apenas tens que te focar nos 3 macronutrientes, variar e optar pelos mais densos nutricionalmente.

Os macronutrientes essenciais

A realidade é que nós, humanos, temos um organismo fantástico que, caso seja necessário, podemos encontrar tudo o que o nosso corpo precisa em apenas 2 dos macronutrientes. Um deles não é essencial. Consegues descobrir qual?
Vamos ver um pouco de cada um:

Lípidos

Em primeiro lugar falemos da gordura. É a fonte mais natural de energia para o nosso corpo. Aliás, o nosso corpo até consegue transformar os hidratos de carbono em gordura para ter uma reserva de energia para quando necessário. Durante muito tempo… e ainda hoje, se ouve falar disso… considerou-se que os hidratos de carbono seriam a principal fonte de energia. Agora compreendemos que é a primeira fonte de energia a ser usada, pois uma grande quantidade de hidratos de carbono, que se transforma em açúcar, pode ser tóxica para o organismo, pois eleva a taxa de açúcar no sangue. No Meu Estilo Paleo damos preferência às gorduras naturalmente presentes nos alimentos e eliminamos todas as processadas.

Proteínas

As suas funções no organismo são várias, mas destaquemos as estruturais, catabolizantes, reguladoras e protetoras. No Meu Estilo Paleo damos prioridade à proteína de origem animal, pois esta contem todos os aminoácidos essenciais e não temos que nos preocupar com suplementos e combinações perfeitas a fim de termos uma alimentação equilibrada. Variamos as fontes de proteína, passando por carne de mamíferos, de aves, ovos, peixe, moluscos e marisco. Damos ainda importância aos órgãos dos animais pela sua riqueza nutricional.

Hidratos de carbono

Pronto, depois do que falei atrás, já deves deduzir, os hidratos de carbono não são essenciais para o nosso organismo. Assim, por necessidade do organismo ou por falta de disponibilidade, podemos optar por refeições em que este macronutriente não esteja presente. Assim, no Meu Estilo Paleo, só em situações especiais é que ponderamos, com o apoio de um profissional de saúde, a eliminação dos hidratosde carbono. 
Selecionamos para o nosso dia a dia aqueles que estão presentes nas hortaliças. Procuramos produtos da época e a palavra de ordem é a mesma: variar. Claro que escolhemos os mais ricos em termos nutricionais, sempre que possível.
E é isto. Se queres simplificar a tua alimentação, só tens que te focar nos 3 macronutrientes. Se eles forem ricos nutricionalmente, trazem consigo todos os micronutrientes que precisas, sem teres que pensar neles.
  • Faz sentido para ti o que acabaste de ler?
  • O que achas desta abordagem à tua maneira de olhares para o que colocas no prato?

 

Assim. conto contigo para me ajudares a fazer a mensagem chegar a mais pessoas. E, se tens alguma pergunta, alguma dúvida ou algum tema que gostarias que eu falasse aqui, deixa a tua sugestão nos comentários.
Até à próxima quinta feira,
Até lá, fica bem,
Tranquilamente,
Bela

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *