
Passo 4 – Cozinhar ao Teu Estilo Paleo
Uma vez em casa e com todos os produtos já devidamente arrumados chegou a hora de meter mãos à obra. Ou, melhor dizendo, começar a preparar os próprios alimentos. Vamos cozinhar?
Passo 4 – Cozinhar ao Teu Estilo Paleo
Nesta fase a despensa está diferente e as compras foram feitas. Tudo está preparado para ires para a tua cozinha. Neste post não te apresento nenhuma receita, por essa razão, criei um separador só para elas, mas sim orientações para a preparação de qualquer prato. Assim, estas orientações são baseadas nas dadas por Robb Wolf. Ele sugere o seguinte:
As tuas refeições serão basicamente assim:
- Uma porção de proteína magra.
- Várias porções de produtos hortícolas (cozidos, crus ou salteados);
- Completar a refeição com uma gordura boa (abacate, azeite, óleo de coco ou um punhado de frutos secos).
Pontos-chave:
- Deves comer proteína em todas as refeições;
- Em média vais precisar 3 a 4 refeições diárias;
- A regra é comer quando estiveres com fome e
até estares saciado; - Bebidas: chá, água e café, sem adição de
açúcares.
Nota:
Limita a fruta a uma dose por dia e os frutos secos a um máximo de 50 g por dia, caso o teu objetivo passe pela perda de peso.
Plano do dia Paleo
Agora que tens uma noção do que vais comer em cada refeição e apenas tens comida de verdade em casa, podes planear o teu dia em termos de alimentação. Por isso, segue as regras básicas descritas atrás e varia.
- Ao pequeno-almoço podes comer uma omelete com espinafres e beber um café. Termina com algumas nozes.
- Ao almoço podes optar por uma dose de carne, por exemplo um peito de frango, com brócolos salteados e uma salada de alface, tomate, pepino e abacate.
- Ao jantar come peixe, uma posta de salmão grelhada com salada de rúcula, cogumelos, alface icebergue e alface roxa. Podes ainda acrescentar lascas de coco e frutos secos. Acompanha com um chá de ervas.
Precisas de um snack?
Tem sempre por perto alguns frutos secos, ovos cozidos ou pedaços de coco. A fruta deve ser comida depois das refeições, em vez de outra sobremesa. Tem em conta que deves dar preferência às frutas de baixo índice glicémico e assim, deves optar por introduzir na tua alimentação frutos silvestres.
Finalmente, conta:
Qual é o teu prato favorito? – Comenta e, caso ele não se enquadre no Estilo Paleo, prometo dar uma alternativa mais saudável, combinado?
Acima de tudo, escolhe comidas saborosas. Talvez assim seja mais fácil a transição.
Tranquilamente,
Bela
Como continuar a receber conteúdo de qualidade?
- Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
- Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.
Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube
- Se queres seguir tudo o que se passa, a Página
é o elo de ligação entre toda a minha presença online.
- Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de
- Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook
- Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?
Podes seguir o nosso algum no Pinterest
- Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:
Adorei os teus post sobre paleo….continua, vou passando para ler.
Obrigada pelo teu incentivo! Todos os posts vão sendo colocados na página do facebook. Em breve terei também mais novidades por aqui.
É a primeira vez que eu leio um texto tão bom e bem estruturado. Muito obrigada.
Muito Obrigada. Espero que continues por cá a ler o que vou partilhando.
Obg ☺
Uma boa ajuda
muito bom…obrigada
De nada!
Anda bem que ajudamos. 🙂
De nada, Fico feliz por ter gostado! 🙂
Gostei muito do que li.mas preciso de algumas informações sobre a perda de peso,pois há um mês e meio que estou fazendo alimentação paleo e ainda não perdi praticamente peso nenhum.
Cada pessoa tem um metabolismo diferente. Deverás ter em conta que a perda de peso é uma consequência deste estilo de vida. Efetivamente, se ainda não perdeste peso, deves rever o que estás a fazer diariamente porque pode haver algum comportamento que precise ser melhorado nas escolhas alimentares. De qualqur forma, se estás a fazer Paleo, já deves ter perdido volume e isso é fundamental.
Boa noite acabei de ler todos os passos e fiquei a entender melhor pois está escrito de forma simples e fácil de entender. Tenho no entanto algumas dúvidas que irei tirando aqui mas por agora minha duvida é esta : sou portadora de lúpus, convivo com a doença há quase 20 anos e nós entendemo nos, há algum tempo que está inativo devido a medicação mas também a certos cuidados, um deles alimentares nomeadamente tentando eliminar grande parte da proteína . Com isso consegui baixar drasticamente a proteína na urina ou seja ajuda o funcionamento dos meus rins. Pergunta? Será que ao introduzir de novo a proteína sobretudo nas carnes e gorduras não vai alterar minha proteinuria?? Obrigada pelo tempo dispensado, e por agora é esta minha dúvida. Vou ficar aguardar .felicidades. beijinhos
Parabéns pelo blogue. .
Obrigada
Olá Fernanda, agradeço o teu comentário.
Em Paleo nós eliminamos da nossa alimentação todos os alimentos que provocam inflamação. Assim, qualquer pessoa benificia de uma melhoria consideravel na sua saúde ao restringir esses alimentos: açúcares, processados e grãos, principalmente cereais com glúten.
O Dr Souto, uma autoridade no mundo Paleo e urologista, fala que não é a ingestão de proteina que faz aumentar a concentração desta na urina e apresenta dados científicos que justificam o que diz.
Robb Wolff e Lorean Cordain, duas outras referencias de topo, apresentam também a sua opinião em relação à Dieta Paleo e Lupus, onde a melhoria dos pacientes se faz notar.
Efetivamente, ao fazeres a transição para o Estilo Paleo, convém que sejas seguida por um profissional de saúde, pois vais, muito provavelmente, ter que alterar a dosagem da medicação, para menos, claro!
As gorduras que vais introduzir na alimentação são as gorduras boas, as que existem naturalmente e nunca em excesso. Podes ir fazendo a adaptação por fazes. A primeira retirando o gluten e o açúcar na primeira semana.
Aconselho-te a te pesares e medires para que possas também avaliar a tua evolução ao longo do tempo.
A desinflamação do intestino é o primeiro passo. O resto vai acontecendo.
Tranquilamente,
Bela
Já estava a precisar de uma ajuda. E esse blog veio mesmo em boa altura.
Obrigado pelas dicas, agora é po-las em pratica.
Interessante as suas sugestões. Vou indo aos poucos passo a passo levando comigo o marido e os filhotes 😶😶😶😶
Muito obrigada pela partilha!
Obrigado Bela por nos ajudares. Continua a publicar.. ajuda imenso a entender como "ser paleo"
Bom dia. Obrigado pela ajuda. Vou tentar ver se obtenho algum resultado com estas preciosas informações. Fico a aguardar mais posts. Beijinhos
Muito obrigada pelo incentivo e pelo carinho! Adoraria que continuasse a publicar! ��
Adorei ler os 4 passos .. a forma como escreve é tão simples e tão explícito… espero que continue a escrever… muito obrigada!