Pirâmide Alimentar Paleo – bem ao Teu Estilo Paleo

Pirâmide Alimentar Paleo – bem ao Teu Estilo Paleo

Até que ponto se pode falar numa pirâmide alimentar Paleo? Paleo é um estilo e apresentar uma pirâmide alimentar Paleo pode ser muito restritivo, porém…

Precisamos de orientações

Procurando…

 

Habituados a seguir regras de alimentação e a ver tudo esquematizado, uma das primeiras perguntas que se faz é:
Onde encontro a Pirâmide Alimentar Paleo?
Efetivamente a pirâmide alimentar Paleo pode ser como uma faca de dois gumes. Se por um lado vimos a importância que é dada a cada tipo de alimento, podemos cair no risco de seguir demasiado à risca e isso não é bom.

A base da pirâmide alimentar paleo – proteína animal

As imagens das pirâmides que aparecem, numa simples pesquisa em qualquer motor de busca, sugerem que a base são as proteínas de origem animal. Esta informação está completamente certa, pois o objetivo é encontrar na proteína, carne, peixe e mariscos, a maior dose de energia (sim, poderia ter escrito calorias, mas essa palavra não vai entrar nos artigos que escrevo para o blog, precisamente porque no Estilo Paleo não se conta calorias). Porém isto poderá induzir em erro. O facto de estar numa base, não quer dizer que no prato esteja em maior quantidade. Mais uma vez, apenas indica que a maior parte da energia que necessitamos para o dia-a-dia provém das proteínas.

O segundo patamar da pirâmide – hortículas

Este patamar é constituído por verduras e legumes, incluindo raízes e tubérculos, embora seja em pouca quantidade devido à elevada presença de amido. Este é o segundo elemento em termos energéticos, por isso é o segundo patamar, mas aqui está o porquê da pirâmide poder ser mal interpretada. Na prática, ao fazermos o nosso prato para uma refeição, devem abundar elementos deste patamar, ocupando pelo menos metade do prato.

O terceiro elemento do prato e da pirâmide – gordura

Gorduras boas ou gorduras saudáveis. Basicamente o ideal é usar a gordura natural dos alimentos. Ou seja, posso usar óleo de coco, mas o ideal é comer o coco. Torna-se mais fácil abusar do óleo do que comer demasiado coco. No entando, sem radicalismos, é sempre bom ter por perto uma boa gordura para saltear uns vegetais ou para passar num bife de peito de peru, por exemplo, para que este fique mais suculento. As saladas cruas também beneficiam em muito no seu sabor com um bom azeite extra virgem ou com uma maionese caseira de azeite do bom e ovo de galinhas felizes. Sem abuso, até porque a gordura é um alimento altamente saciante, tem sempre presente no teu prato uma boa fonte de gordura.

Em menor quantidade, frutos secos, queijos e outros

Aqui estão situadas as frutas, dando preferência aos frutos silvestres, as sementes e os frutos secos. É ainda neste patamar que se inclui os derivados do leite que sofreram fermentação e já quase não apresentam lactose.

O topo da Pirâmide

No pico da possível pirâmide vão situar-se os temperos e as ervas aromáticas. Os óleos essenciais e as especiarias também pertencem a este patamar, sendo que é completamente compreensível, pois as quantidades usadas, mesmo que por vezes pareçam abusadoras, serão sempre pequenas em relação a todos os outros alimentos.
Tudo isto está envolvido em água. É fundamental manter uma boa hidratação com o bebericar de líquidos para que se consiga a melhor performance do corpo e a otimização da nossa saúde. Assim, seja água, café, chás ou caldos, é fundamental sempre ter por perto um líquido.
Posto isto, é hora de apresentar a

Pirâmide ao Meu Estilo Paleo:

Pirâmide Meu Estilo Paleo
Mas lembra-te que a melhor apresentação visual do que realmente interessa são as proporções no prato.Em breve falaremos sobre isso.
Sentes necessidade de ter uma base orientadora tipo a Pirâmide Alimentar?
Tranquilamente,
Bela

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui