Comer melhor – viver mais saudável

Comer melhor – viver mais saudável

Hoje comecei o dia a ler esta frase. Simples, impactante e com uma sabedoria milenar.

 

Adapta-se perfeitamente ao nosso Estilo Paleo.
Com base nas dietas de há milhares de anos, hoje conseguimos nas nossas casas melhorar a nossa condição física privilegiando uma alimentação com comida de verdade.

Até que ponto poderá ser verdade? Isso de ficar mais saudável comendo…

 

Bom, a realidade é que existem cada vez mais estudos científicos, comprovadamente científicos, que defendem uma alimentação o mais natural possível. (como se fosse necessário um estudo para me dizer que é mais saudável comer de manhã um bife que uma fatia de fiambre…) Mas, enfim, colocando de lado a minha experiência e deixando os atalhos para alguns estudos no final do artigo, considero que nada é melhor para nós que as verdadeiras provas vivenciadas.
Sim, porque podem dizer-me que uma posta de salmão selvagem grelhada é super saborosa, mas se eu não experimentar… fico apenas com a ideia que isso poderá ser verdade…
Então, para que possas realmente falar, precisas de dar o primeiro passo. Se tens medo, lê o artigo deixa-te de tretas. Se preferes continuar a sentir as tuas dores, a lamentar-te e a perder tempo em médicos e farmácias, a pesquisar a dieta ideal, (provavelmente andas à procura de uma que valide os teus desleixos…) isso quer dizer que estás bem como estás. Gostas da tua vida e vais sempre arranjar uma desculpa esfarrapada para não dares o primeiro passo num Estilo de vida mais saudável. Se queres assumir o controlo da tua vida, dá o primeiro passo concreto e informa-te. Lê, pesquisa, pergunta, junta-te a nós no facebook ou lê os artigos deste e de outros sites recomendados.

Deixa as desculpas para quem é indeciso

Começa já na próxima refeição. Não tens porque não o fazer, nem precisas de adiar para o dia 1 de janeiro do próximo ano. Se queres aproveitar a noite de 31 de dezembro com mais energia, começa agora.
  • Tens dúvidas?
  • Não sabes o que fazer ou o que comer?
Imagina que vais almoçar com os amigos àquela churrasqueira que vocês adoram: come a carne e as saladas, não precisas da batata frita e podes sempre pedir que te sirvam legumes cozidos em substituição, deixa o pão das entradas e come as azeitonas ou o queijo. É complicado? Não me parece… a não ser que queiras arranjar desculpas… aí, por muito que leias ou procures informação e peças ajuda, o teu querer não será grande o suficiente…
Não vais deixar de ir ao médico por magia, nem de passar na farmácia buscar os teus medicamentos habituais. Mas podes melhorar a tua condição física e a tua saúde com o que comes e isso está mais que provado, por isso assume se o queres realmente e toma o controlo da tua vida.

Agarra a tua vida e vive-a mais feliz e saudável.

 

Outros conseguem e tu não tens a vida mais complicada do mundo. Podes sentir que sim, podes ter a ideia que a mudança é impossível por causa do teu ritmo de vida e de trabalho. És crítico de restaurantes ou provador oficial de comidas? Bom, se sim, estás desculpado, tens que deixar os outros escolherem o que metes na boca… se não, bolas, chega de arranjar desculpas. Não és a única pessoa a viver no século XXI e a seguir este tipo de alimentação… e não, os outros não são menos ocupados que tu, também têm horários a cumprir, turnos a fazer, crianças para pôr na escola, idosos para cuidar, etc.

Tudo tem a ver com a decisão interna

 

Pois é, a mudança de caminho ou de atitude não pode ser feita de fora para dentro. Ou queres do mais profundo do teu ser, ou não estás preparado e vais continuar amanhã exatamente como ontem e o próximo mês será uma cópia quase fiel do mês passado…

Estendo a minha mão para ti

 

Sabes, não tenho formação na área da saúde ou nutrição, não sou profissional de saúde nem academicamente tenho qualquer estudo nestas áreas. Mas gosto de ler, de aprender, tenho espírito crítico e aberto a novos conhecimentos. Se estou agora a escrever, é porque sinto que já posso colocar cá para fora as minhas experiências, estudos e conclusões de tudo o que tenho vindo a estudar. Estou neste caminho de aprendizagem, acompanhando os melhores nesta área e lendo e debatendo tudo o que vai saindo de mais recente neste ramo. Se realmente queres dar o primeiro passo e juntar-te a nós, vem partilhar do conhecimento e começa a  experimentar hoje mesmo um Estilo Saudável de Vida.
Estendo a minha mão para ti, como companheira de caminhada e faremos juntos o percurso, tu, eu e todos os que se quiserem juntar a nós.
Cada um de nós tem o seu ritmo e as suas escolhas. O nosso grupo prima pelas escolhas feitas dentro do Estilo Paleo e o incentivo é para que cresçamos juntos.
Vem connosco numa experiência de 30 dias apenas. Depois, se quiseres continuar, ficas connosco e ajudas a ajudar outros. Se achares que realmente este não é o teu Estilo, escolhes continuar a procurar e espero que um dia voltes para me dizer que finalmente encontraste o teu lugar.
Faz as tuas escolhas, toma as rédeas da tua vida e sê feliz.
Tranquilamente,
Bela

p.s. (só porque me apetece fazer em post scritum)

Vou colocar o atalho para 2 artigos do Dr. Souto, onde ele apresenta de forma clara os estudos científicos já realizados. Qualquer dúvida, em abaixo a caixa dos comentários, usa-a, por favor.

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

 

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

 

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui