A propósito do micro-ondas… usar ou não usar?

A propósito do micro-ondas… usar ou não usar?

Sim, tema que tem tanto de polémico como de parvo e desculpem-me a franqueza, mas passo-me com respostas e artigos que vejo por aí na net com um fundamentalismo fanático, ultrapassando qualquer nível racional. Sim,o micro-ondas é o tema deste artigo!


A propósito da utilização do micro-ondas:

Porque o Meu Estilo Paleo não se limita ao que colocamos na boca, mas também à forma como experienciamos a nossa existência, vamos refletir sobre o micro-ondas.
Não, não havia aparelho de micro-ondas na era paleolítica, como também não havia o dispositivo que está a ser usado para que possas ler este artigo, ok?
Micro-ondas cá em casa é usado diariamente e muitas vezes em substituição do forno. Mais económico, rápido e muito versátil, facilita a nossa vida em muitos aspetos. E viver ao Meu Estilo Paleo e usar as melhores ferramentas para me facilitar a vida. Isso é bem Paleo!!!



Como funciona esse bicho?




Simples, todos os alimentos têm uma percentagem de água. As famosas micro-ondas penetram nas moléculas de água, excitando-as. Depois voltam ao seu estado normal e quando fazem isso libertam energia. É essa energia responsável por aquecer e cozinhar os alimentos no micro-ondas. É uma questão simples que quem esteve minimamente atento às aulas de física e química consegue compreender.



Para quem esteve distraído ou não foi do tempo em que se aprendia isto na escola




Acreditem no que quiserem, que faz mal ou bem, mas por favor não culpem as coitadinhas das micro-ondas que tanto bem fazem à humanidade… Ou então que procure entender o conceito dos micro-ondas antes de acreditar nos blogs sensacionalistas que publicam o que mais dá gostos e cliques – sim, eles vivem disso.



Vendo as coisas reais

Olhem para o espectro eletromagnético (podia ter escolhido um mais colorido e tretas e tal, mas vai este porque me apetece):



A energia eletromagnética está ordenada, assim, em função do  comprimento de onda.
  • Olhem a vossa esquerda: apresentam as radiações nocivas, por causa de algumas delas é que se usa o protetor solar, conseguem identificá-las? E aquelas que aparecem em centros de exames feitos a partir da recolha de imagem como radiografias, conseguem ver onde estão? É também do conhecimento comum que essas são nocivas, certo?
  • Quase a meio tem o espetro visível, está aquilo que nossos olhos captam.
  • À direita do visível temos o quê? A radiação infravermelha, aquela que todos sabemos que não faz mal… e depois disso ainda há outras… quem viu lá as queridas micro-ondas que ponha o dedo no ar. E as ondas de rádio e televisão onde estão? Se fizessem assim tanto mal como as da esquerda, não poderíamos ver televisão sem termos fatos especiais de proteção…

Nota:

Quem quer uma base científica pode encontrar bons e confiáveis artigos, mas este aqui, de onde tirei a imagem que uso pode ser um ponto de partida para um entendimento soft:
Usei para o que escrevi os meus conhecimentos na área, os livros que serviram para fazer algumas cadeiras nesta área, na universidade e o puro desejo de passar um conhecimento que seja simples e ao mesmo tempo desmistificador.
  • Fui clara?
  • Que dúvidas sobraram?

Tranquilamente,

Bela

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui