Gordura faz mal . Mito ou realidade? Vem descobrir

Gordura faz mal . Mito ou realidade? Vem descobrir

Será que comer gordura faz mal? Conhece Ancel Keys, o pai desta grande mentira que está a prejudicar a saúde da humanidade.

Tudo começou com coelhos…

Sim, a história que o colesterol elevado nos faz mal, começou quando o patologista russo Nikolaj Anitschkow submeteu coelhos a uma experiência, dando-lhes colesterol líquido. Ora, coelhos são herbívoros, o sistema digestivo deles não tem nada a ver com o nosso, certo? Mas isso foi apenas o começo…

A jornada de Ancel Keys

Depois chegou Ancel Keys. Ele conhecia a experiência dos coelhos e depois um colega dele, em conversa, disse-lhe que em Nápoles não havia problemas com doenças cardíacas. Então, Keys visita Nápoles e OBSERVA que os pobres são mais saudáveis que os ricos e que os ricos comem mais carne e mais gordura que os pobres. Então para ele tudo ficou claro: a gordura da dieta é a vilã. A partir daí tudo o que fez foi arranjar, deliberadamente, dados que comprovassem a sua OBSERVAÇÃO. Assim, os dados foram escolhidos a dedo e,
aqueles que não apoiavam a sua observação foram colocados de lado. Simples assim. A teoria de Keys ganhou visibilidade e importância, apenas porque ele subiu de posto e passou a fazer parte da American Heart Association (AHA).

Estudos científicos…

Estudos científicos como o WHI (Women’s HealthInitiative), ou Weight Loss with a Low-Carbohydrate, Mediterranean, or Low-Fat Diet mostram evidencias contrárias ao que Ancel Keys afirmou.
Mas o mal estava feito e a indústria farmacêutica já tinha descoberto uma mina de ouro.

E assim se apoiou um mito.

Comer ou não comer a gordura?
Tudo foi montado à volta de considerações e de má ciência que convinha a todos para aumentar o poder económico. O circo foi montado e, em vez de se restringir o número de pessoas para um estudo antes de tomar uma opção, fez-se uma experiência que englobou toda a população, com ou sem o seu consentimento.
Fomos enganados e o processo de lavagem celebrar foi tão potente que até os profissionais de saúde aprendem nas cadeiras da faculdade que gordura é má. Enfim, este é um mito tão enraizado que precisamos de unir esforços para repor a realidade e a saúde da humanidade.
Estás connosco?
Claramente, o tema gordura é fundamental no Meu Estilo Paleo. Assim, podes continuar a aprofundar este tema aqui:
e aqui:

Referências

Tranquilamente
Bela

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

 

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

 

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui