
Proteína a todas as refeições, sim ou não?
Defendemos um consumo equilibrado de proteína, sendo que as refeições devem sempre ter proteína animal na sua constituição. Quase correndo o risco de me tornar herege, hoje defendo uma refeição só de legumes.
Um prato completo ao Meu Estilo Paleo tem…
Comida de verdade. É algo tão simples e tão básico que corremos o risco de nos esquecermos disso. Na nossa azáfama diária, às vezes falamos que não há tempo para elaborarmos as nossas refeições, pois temos a ideia que uma boa refeição demora muito tempo a ser confecionada. Não, não precisamos de muito tempo para preparar muitas refeições. Apenas é necessário termos os ingredientes certos, alimentos de verdade, para que os conjuguemos de forma harmoniosa e os degustemos tranquilamente. E, efetivamente, devemos colocar no prato
- Legumes variados
- Proteína animal
- Gordura da boa.
E com esta combinação, temos uma refeição de excelência, seja qual for a hora a que a vamos saborear. E esta é a base simples do Meu Estilo Paleo.
Uma alimentação com base na alimentação com que evoluímos
Estes dias tem estado chuva, muita chuva, e quase nem apetece sair de casa. O tempo assim fez com eu parasse e refletisse, depois pesquisei, limpei ideias preconcebidas e não fui às compras, fui, sim, direta para a cozinha. (Os 4 passos…)
Em tempos de chuva, os nossos antepassados, muito provavelmente, não saíam para caçar, ou, se saíssem, nem sempre iriam ter sorte na sua demanda. Seria motivo para ficarem sem comer? Claro que não! Pois, tinham raízes e folhas, tinham os legumes.
Por isso, se um dia não for possível acrescentar proteína à refeição, ou simplesmente não apetecer, come tranquilamente a tua boa dose de legumes, bem temperados e acompanhados com uma boa fonte de gordura, para te dar saciedade, e segue em frente! Pode até ser positivo para o teu organismo. Claro que se fazes, por exemplo jejuns sistemáticos de 24 horas (comendo apenas uma vez por dia), se calhar não é boa ideia te privares da proteína, ou, se o fizeres, provavelmente terás que acrescentar mais uma refeição ao teu dia…
Escuta o teu corpo
Acima de tudo, a principal regra é: aprende a escutar o teu corpo. Assim, à medida que vais conversando com ele e colocando de lado os velhos hábitos que te ligam ao açúcar e aos alimentos que buscas apenas pelo prazer, vais descobrir novos sabores e aprender a te alimentares para otimizares a tua saúde. Tal como reconheces quando precisas de beber água, sentindo sede, ou como sabes que tens que procurar uma casa de banho… também vais passar a identificar a verdadeira fome e não os outros tipos de fome. Se ainda não conheces, podes ver aqui o artigo sobre os 3 tipos de fome.
- Sentes necessidade de colocar sempre proteína animal no teu prato?
- Sais da tua rotina de vez em quando? Como?
Fala comigo aqui nos comentários, pois assim vou te conhecendo melhor e posso ir ao teu encontro nos próximos artigos ou vídeos.
Obrigada por estares aqui e até a próxima quinta.
Tranquilamente,
Bela
Como continuar a receber conteúdo de qualidade?
- Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
- Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.
Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube
- Se queres seguir tudo o que se passa, a Página
é o elo de ligação entre toda a minha presença online.
- Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de
- Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook
- Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?
Podes seguir o nosso algum no Pinterest
- Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:
Olá Bela, eu às vezes só me apetece comer sopa há noite, mas pensava que tinha sempre de juntar uma proteína, então assim quer dizer que não tenho essa necessidade!?
Dina Cordeiro
Bom esclarecimento. 🙏
Olá Dina, se não é sistemático, claro que podes fazer uma refeição só de legumes. Acrescenta uma boa gordura para ficares saciada mais tempo, por exemplo, um bom azeite a regar a sopa. 🙂
Obrigada!
Olá Bela tenho um trabalho bastante ocupado aliado á nova alimentação faz com que nao tenha fome permitindo me muitas vezes fazer jejuns de 24 horas ,normalmente falo a refeição do almoço sendo esta composta por proteína,vegetais e fruta . Gostava de saber a tua opinião. Bjinhos
Se é proteína animal, tudo bem.
A fruta é um mimo da natureza, se gostas, tudo bem, mas não é obrigatória.
Falta gordura no teu prato, provavelmente até colocas, mas como não escreveste… 🙂
Olá Bela,agradeço que me tire uma dúvida:li já vários artigos escritos por médicos,em que defendem que a fruta não deve ser consumida ao mesmo tempo que os legumes e proteínas,uma vez que,o tempo de digestão não é o mesmo.Agradeço um comentário Adriana Romeiro
Olá Bela, agradeço que me tire uma dúvida :li já vários artigos escritos por médicos em que defendem que a fruta não deve ser consumida ao mesmo tempo que os legumes e proteínas .Agradeço um comentário Adriana Romeiro
Olá Bela,agradeço que me tire uma dúvida:li já vários artigos escritos por médicos,em que defendem que a fruta não deve ser consumida ao mesmo tempo que os legumes e proteínas,uma vez que,o tempo de digestão não é o mesmo.Agradeço um comentário Adriana Romeiro
Olá Adriana,
precisamente porque o corpo processa rapidamente a fruta, cria um picol de açúcar no sangue e depois ficamos com fome, quando a comemos isolada, é que não convém comer a fruta isolada.
Fruta é um mimo da natureza para nós, uma sobremesa ou um acompanhamento num prato.
🙂
Olá Adriana,
Sim tem correntes que explicam que a fruta não deve ser consumida com alimentos de tempo de digestão diferentes.
No entanto, estamos dentro do Estilo Paleo. Um dos pontos que temos em conta é o controle da insulina no nosso corpo. Comer uma fruta isolada faz com que tenhas um pico de insulina e isso não queremos. Assim, optamos por ingerir sempre fruta com uma boa gordura ou uma proteína, para que haja “concorrência” no processo de absorção e assim evitemos os picos de açúcar e consequente pico de insulina no nosso organismo.