Jejum Intermitente – como o quebrar ao Meu Estilo Paleo

Jejum Intermitente – como o quebrar ao Meu Estilo Paleo

Tão importante como fazer Jejum Intermitente (JI) a arte de quebrá-lo dita também a sua eficiência. Vem conhecer como o podes fazer.

Como quebrar o JI?

 

Jejuar parece estar na moda… mas a moda afinal já dura pelo menos 2 milhões de anos, a data que marca aproximadamente o aparecimento do primeiro hominídeo.
  • Então porque se fala tanto agora?
Se no passado o jejuar era um ato normal, com a chegada da industria alimentar e com a melhoria significativa das condições de vida do ser humano, o jejum passou quase a ser um tabu. Eventualmente ouvia-se falar, porém associando sempre a sua prática com o passar fome e dando-lhe um cariz religioso.
Hoje, cada vez mais, damo-nos conta que, afinal, a prática do JI é aliada fundamental para a otimização da nossa saúde. Já falamos sobre JI aqui e podes assistir a um vídeo onde falo sobre ele aqui.

Quebrar o jejum de forma correta

Depois de um período sem se alimentar, seja qual for o protocolo de jejum intermitente que segues, o teu corpo está com os níveis de açúcar regulado.

Despertar o corpo de forma brusca é contraproducente e vai estragar todo o trabalho do jejum, principalmente se estás num processo de perda de peso.

Começar com proteína

Assim, a tua primeira refeição depois de um jejum deve conter, de forma geral, proteína. Podes ainda acrescentar gordura a esta refeição de forma a sentires saciedade e continuares com os níveis de açúcar no sangue controlados.

Alimentos que deves evitar depois do Jejum Intermitente

Existem os 3 macronutriente:
  • Proteína,
  • Gordura,
  • Hidratos de Carbono.

 

Então se antes falamos para começares o dia com proteína e gordura, quer dizer que deves evitar, após o JI uma refeição com hidratos de carbono.

  • Porque Hidratos de carbono não são bem-vindos?
Os hidratos de carbono atuam no teu corpo como açúcar. Sim, existem alguns que precisam de um processo ligeiramente maior que outros para se transformarem em açúcar, mas no final o produto é o mesmo. Assim eles vão elevar o açúcar no sangue, o pâncreas vai despertar e começar a produzir insulina. A insulina é a hormona do armazenamento. Quanto mais produzes, mais engordas. (Bom, podia ter usado aqui uma palavra mais suave, mas optei por falar mesmo “engordas” …) Depois do JI, o corpo esteve um largo período com os níveis controlados. Mas sem alimento, se ele encontra de repente muito alimento, hidratos de carbono, vai ativar o modo armazenamento para um momento de escassez.
Então, é assim, cada um de nós escolhe o protocolo de JI que deve fazer, sendo que o básico, de 12/12, todos devem fazer, qualquer que seja o seu estilo de alimentação. Desperta o teu organismo de forma correta para que não estragues os benefícios que alcanças com o JI.
Qualquer questão ou tema que gostarias que eu falasse ou escrevesse, coloca nos comentários.
Qual é o teu protocolo de JI preferido?
Eu sigo, a maior parte das vezes o 16/8.
Por hoje é tudo, fica bem.
Tranquilamente,
Bela

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui