Dieta Cetogénica e redução do volume do fígado

Dieta Cetogénica e redução do volume do fígado

Será a dieta cetogénica favorável para melhoria das condições de saúde relacionadas com deficiências alimentares? Conhece um estudo que responde a esta questão.

Dieta Cetogénica e redução do volume do fígado

A cirurgia bariátrica aparece para muitos pacientes, com um indice de massa gorda elevado, quase como uma tábua de salvação com a promessa de finalmente conseguirem uma melhoria da sua condição de vida efetiva.
No entanto, para que o risco da operação seja menor, os médicos sugerem que os pacientes percam algum peso para que o fígado diminua de volume. Assim sugerem que haja um maior equilíbrio em termos de micronutrientes.

Então, para estudar a aplicação dos efeitos da dieta cetogénica, foram selecionados 27 pacientes para seguirem um plano alimentar baseado nos princípios da cetogénica durante 4 semanas.

 

Bom, poderia estar a contar tudo… mas preferi traduzir o Resumo/Sumário do estudo.
O original está aqui:
Se queres te enquadrar no tema e conhecer as várias vertentes do Estilo Paleo, incluindo a vertente cetogénica, lê este artigo:
Aqui está a tradução:

Sumário

Antes da cirurgia bariátrica, é desejável perda moderada de peso, redução do volume do lobo hepático e identificação de deficiências em micronutrientes.

 

 

Objetivos

O objetivo deste estudo foi avaliar a segurança e a eficácia de uma dieta pré-operatória de 4 semanas cetogénica, enriquecida com micronutrientes, na redução do peso corporal, volume do lobo hepático esquerdo e correção da deficiência em micronutrientes em pacientes agendados para cirurgia bariátrica.

 

Materiais e Métodos

Neste estudo piloto prospetivo, um grupo de pacientes obesos mórbidos (n = 27, 17 mulheres, 10 homens) com um índice de massa corporal médio de 45,2 kg/m2 programado para cirurgia bariátrica foi submetida a uma dieta cetogénica, enriquecida em micronutrientes, pré-operatória de 4 semanas. Seus peso corporal, índice de massa corporal, massa gorda, massa livre de gordura, taxa metabólica de repouso, volume do lobo hepático esquerdo, estado de micronutrientes e padrões bioquímicos e metabólicos foram medidos antes e após a dieta de quatro semanas. A adesão do paciente foi avaliada por questionários validados (registos de alimentos estimados em 3 dias e recordatório de 72 horas). Métodos qualitativos (questionário Likert de 5 pontos) foram usados para medir a aceitabilidade da dieta e os efeitos colaterais.

 

Resultados

Todos os pacientes completaram o estudo. Observamos decréscimos altamente significativos no peso corporal (- 10,3%, p <0,001, no sexo masculino; – 8,2%, p <0,001, no sexo feminino), volume do lobo hepático esquerdo (-  9,8%, p <0,001) e melhora do paciente no estado de micronutrientes. Todos os pacientes apresentaram alta frequência de aceitabilidade e adesão no seguimento da dieta. Nenhum efeito colateral adverso foi relatado.

 

Conclusão

Este estudo demonstra que uma dieta cetogénica, enriquecida em micronutrientes, pré-operatória de 4 semanas é segura e eficaz na redução do peso corporal, no volume do lobo hepático esquerdo e na correção da deficiência em micronutrientes em pacientes obesos programados para cirurgia bariátrica.
E pronto, palavras para quê? A evidência é clara. Só fica a pergunta no ar:
Porque operar estes pacientes que estavam a ter resultados fantásticos com a cetogénica?
É interessante referir que o fígado diminuis cerca de 20% em 4 semanas. Isto quer dizer que, se o fígado pesava 2 kg, 4 semanas depois estava a pesar menos 400 g, ou seja 1.6 kg.
Outro facto a considerar é que todos os pacientes concluíram o estudo, ou seja, não apresentaram dificuldades em seguir a dieta prescrita.
  • O que pensas deste estudo?
  • Vale a pena divulgar este estudo?
  • Achas que pode ter impacto na vida de quem está referenciado para a bariática?
  • Será que a cirurgia faz sentido depois destes resultados?
E assim ficam tantas questões no ar… dá-me a tua opinião, aqui, nos comentários. Conto contigo!

 

Tranquilamente,

 

Bela

 

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui