Fruta não é obrigatória! Quebra o mito ao Meu Estilo Paleo

Fruta não é obrigatória! Quebra o mito ao Meu Estilo Paleo

Fruta é saudável? Tenho que comer fruta? Todos os nutrientes, vitaminas e minerais que precisas, podes obtê-los de uma alimentação variada, sem que precises de incluir fruta.

Fruta não é obrigatória!

Tendo em conta a afirmação anterior, já podes realmente compreender que não precisas de comer fruta para seres saudável. Tens mais com que te preocupar, como por exemplo, variar os legumes que consomes, em vez de pensares sempre em fruta e no quão essencial ela possa ser. Neste artigo já referi como se deve considerar a fruta numa alimentação ao Estilo Paleo. No entanto, e dada a grande importância que muitas pessoas dão a este ponto, vamos lá esclarecer mais alguns pontos:

A fruta é um mimo da natureza

Pelo seu sabor adocicado, as suas cores vibrantes, a fruta é isso mesmo, uma sobremesa que a mãe natureza nos oferece para nos mimar.

A fruta tem o veneno e o antídoto

Sim, a fruta não é completamente inócua para nós, aliás, nenhum alimento o é, mesmo que seja o legume mais saudável que possas imaginar. Ela é doce, devido à presença de frutose que, se for consumida isoladamente é
prejudicial para o nosso fígado. E possui a fibra, que vai permitir que o açúcar seja tratado de forma mais ecológica pelo nosso corpo. Ou seja, tendo em conta isto, sumos de fruta estão completamente fora do conceito.

Como comer fruta?

Antes de leres a resposta a esta questão, pergunta a ti mesmo se, verdadeiramente, queres introduzir a fruta na tua alimentação e porquê. Pode ser por hábito, por prazer ou, simplesmente, porque durante muitos anos alimentaste a ideia de que ela é essencial para uma saúde de ferro. Agora sim vê como podes a comer:
  • deves escolher frutas de baixo índice glicémico, o que farão com que a tua insulina se mantenha constante;
  • opta por consumir sempre às refeições principais, como sobremesa, se para ti a sobremesa é o ponto alto da tua refeição;
  • quanto mais tarde, no dia, introduzires a fruta, melhor para o teu organismo. Desperta a insulina com outros alimentos mais suaves;
  • se não é assim tão importante a sobremesa, podes adicionar a fruta às saladas de legumes que ingeres e consumir durante a refeição. Assim consegues dar mais cor e sabor aos teus pratos;
  • prioriza fruta silvestre, bagas, amoras, mirtilos, framboesas… e se conseguires ser tu a colhê-las na natureza, são as frutas de excelência;
  • simplesmente não comas: se tens uma alimentação ao Estilo Paleo, onde dás prioridade à variedade de legumes que colocas no prato e costumas ter muita cor às tuas refeições, já estás a ter uma alimentação nutritiva e assim já não precisas de introduzir fruta.
Acima de tudo cria o teu estilo, não baseado em emoções que vais reconhecer quando pensas: não passo sem aquela fruta… esse tipo de pensamento está a sabotar as tuas escolhas. Estás dependente do alimento e consumindo-o de forma emotiva, não porque escolhes de forma consciente.

O perigo da emoção

A emoção, no que respeita à escolha alimentar, geralmente conduz-nos para um sabor específico ou para aquele alimento especial. Treina-te para descobrires o que te leva a escolher determinado alimento a determinadas horas… podes estar a passar por uma fome emocional e precisas resolver o que está a provoca-la. Para reconheceres o teu tipo de fome, podes ler aqui quais são as fomes que existem.
  • E pronto, por hoje é tudo.
  • Costumas comer fruta?
  • Como?
  • Tens mais alguma questão sobre este tema?
Responde nos comentários que vou ler com muito carinho.
Obrigada pela tua presença,
Tranquilamente,
Bela

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso algum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui