Low Carb e Paleo – entende a diferença entre elas

Low Carb e Paleo – entende a diferença entre elas

Low Carb e Paleo – entende a diferença entre estes dois tipos de alimentação. Conhece o que as une. Escolhe o Teu Estilo Paleo com base no conhecimento.

 

Low Carb – HFLC – High Fat Low Carb – Healthy Fat Low Carb

 

Todas estas expressões são formas diferentes de falar de um estilo de alimentação.

  • Low Carb – baixa em hidratos de carbono
  • HFLC – iniciais de High Fat Low Carb, cuja tradução é Alta Gordura e Baixo Hidrato de Carbono. Paulatinamente, entre os seus adeptos, o termo High vem sendo trocado pelo Healthy, ficando a tradução: Gordura saudável e baixos hidratos de carbono.

O objetivo desta abordagem à alimentação é trocar as calorias ingeridas que têm como fonte os hidratos de carbono, por calorias provenientes de gorduras. Efetivamente, a opção por gorduras saudáveis será a mais lógica.

Os macronutrientes

Temos 2 macronutrientes que são responsáveis por nos dar energia: hidratos de carbono e lípidos.

Quando ingerimos hidratos de carbono de absorção rápida, o que acontece é que tendemos a ter um pico de açúcar no sangue e, consequentemente, um pico de insulina, a fim de que rapidamente se consiga estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Como não gastamos de forma rápida toda a energia do açúcar, entramos em modo de armazenamento e começamos a converter o açúcar em gordura.

A gordura – os lípidos – são também uma excelente fonte de calorias, de energia. Então, em vez de procurarmos uma saciedade transitória com hidratos de carbono de absorção rápida, podemos trocar por boas gorduras. Estas não vão trazer o pico de açúcar no sangue e quando se esgotarem, o organismo começa a consumir a gordura armazenada. E não teremos a sonolência ou os ataques de fome caraterísticos de uma alimentação rica em açúcares.

Então, uma alimentação Low Carb vai privilegiar alimentos de baixo índice glicémico. Isso quer dizer que vamos dar prioridade às gorduras e comer vegetais e legumes de baixo índice glicémico – pobres em hidratos de carbono.

Esta alimentação pode ser usada como terapêutica para pessoas que sofrem algum problema de saúde relacionado com estilo de vida.

 

Alimentação Paleo

 

Alimentação ao Estilo Paleo é a alimentação que vai se basear na alimentação com a qual o ser humano evoluiu ao longo de milhares de anos. Isso quer dizer que vai dar primazia à comida de verdade, àquela que está disponível na terra e que precisa de pouca ou nenhuma preparação para ser ingerida.

Logo, uma alimentação ao Estilo Paleo vai ser baseada em proteína animal, gorduras naturalmente presentes nos alimentos e vegetais e legumes.

 

Onde Low Carb e Paleo se encontram

 

Low Carb e Paleo apresentam uma escolha de alimentos que vão privilegiar a proteína animal e a gordura natural dos alimentos. As fontes energéticas destas escolhas alimentares não são os hidratos de carbono.

As duas abordagens alimentares permitem que possamos ter melhorias em termos de emagrecimento, sem passar fome,

Os hidratos de carbono deixam de ser a fonte básica de energia.

Regulam os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, ajudam a equilibrar os níveis de insulina, sendo, por isso, uma boa opção para diabéticos e pré diabéticos.

 

Low Carb e Paleo – as diferenças entre elas

 

Low carb dá importância à quantidade de hidratos de carbono que ingerimos, mas não à proveniência destes. Assim, num contexto Low Carb podemos, por exemplo, introduzir processados, como o fiambre, a mortadela, ou mesmo os sumos / refrigerantes na sua versão light. Entram também produtos que apresentam no rótulo os 0% açúcares, mesmo que sejam processados.

Paleo escolhe alimentos de verdade, ou seja, produtos hortícolas que estão disponíveis para serem consumidos imediatamente após a sua colheita, crus ou cozinhados, e proteínas animais. No entanto, uma alimentação ao Estilo Paleo pode englobar raízes amiláceas. Exemplos delas são:

  • a batata doce,
  • a mandioca,
  • o inhame,

mesmo sabendo que estas não são de baixo índice glicémico. Para uma pessoa saudável, uma criança em crescimento, uma grávida, uma mãe a amamentar, são alimentos que podem entrar no seu dia a dia tranquilamente.

 

A fusão de Low Carb com Paleo

 

Para otimização da nossa saúde, para mim, a abordagem que, neste momento, faz mais sentido, é encontrar a fusão da Low Carb com a Paleo.

Assim, damos preferência a uma alimentação de baixo índice glicémico. Escolhemos Low Carb, com o conceito Paleo, optando apenas por comida de verdade.

 

Quem beneficia disto?

 

Todas as pessoas que se aventurarem nesta experiência.

E ainda, todas as pessoas que apresentam qualquer problema de saúde relacionado com Estilo de Vida podem beneficiar de qualquer uma destas abordagens. Então, a minha sugestão, é mesmo experimentar a fusão das duas vertentes alimentares.

Então, problemas de saúde relacionados com a síndrome metabólica podem ser minimizados . Em muitos casos, segundo muitos estudos científicos já publicados, é possível mesmo regredir alguns problemas. Exemplos desses problemas são:

  • a diabetes tipo II,
  • a obesidade,
  • o colesterol desregulado,
  • a tensão arterial elevada.

Assim, se queres começar e não sabes bem como, vem conhecer o nosso Desafio 21, um desafio no WhatsApp que é realizado em pequenos grupos e que te permite começares com todo o apoio que precisas.

Garantidamente, ao fim dos 21 dias de Desafio, vais encontrar diferenças no teu corpo. Vais ainda notar mudanças na tua mente e na tua abordagem à alimentação.

Desafio 21 - Recebe informações

Clica aqui para mais informações.

 

Tranquilamente,

 

Bela

 

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.
  • E outro curso que te ensina, sumariamente, como usares os Macronutrientes para otimizares a tua saúde:

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Se preferires um apoio em grupo pequeno, contata-me pelo WhatsApp: 966 745 162
  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso álbum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui