Dieta Cetogénica versus Meu Estilo Paleo

Existem diferenças entre uma Alimentação ao Estilo Paleo e uma alimentação ou dieta cetogénica. Onde é que elas se encontram?

Alimentação ou dieta cetogénica

Fazer uma alimentação cetogénica tem a premissa de que vais usar gordura em vez de glicose no teu organismo como fonte de energia. Mas esta é também uma definição que pode ser aceite em Low Carb. O que diferencia é que na Cetogénica, a quantidade de hidratos de carbono será tão baixa que o fígado estará a produzir corpos cetónicos para alimentar o cérebro.

Podes saber se estás em cetose, por baixa ingestão de hidratos de carbono, se picares o dedo ou se utilizares análises à urina para medir os corpos cetónicos.

Todos podemos fazer dieta cetogénica?

 

Não existem contraindicações.

No entanto, precisas, caso optes por esta abordagem alimentar, estar muito vigilante para não ingerir hidratos de carbono a mais que te fazem sair da cetose rapidamente.

Esta alimentação é usada, essencialmente, para fins terapêuticos. Pessoas com diabetes, tipo 1 ou 2, com alzheimer, Parkinson, epilepsia vão beneficiar com a utilização desta abordagem.

Convém sempre pedir a opinião de um profissional de saúde e buscar o máximo de informação a fim de fazer a abordagem correta.

Alguns atletas de alta competição também optam por uma dieta cetogénica a fim de aumentar a sua performance.

O que comer numa dieta cetogénica

Uma alimentação que prioriza a gordura como fonte de energia e que apresenta menos de 20 g de hidratos de carbono por dia pode te levar à cetose. Então, se fizeres uma abordagem Paleo, comida de verdade, retirando os tubérculos e raízes e ficando essencialmente com folhas, espinafres, couves, alfaces, rúcula, nabiças, etc., poderás facilmente manter-te em cetose.

Claro que podes, por exemplo, comer margarida em vez de manteiga. Estarás, na mesma a fazer uma alimentação rica em gorduras, porém, convém ter em conta que margarina não é uma gordura natural e, por isso, não é saudável.

Alimentação ao Estilo Paleo

Esta já conheces bem, priorizamos comida de verdade, eliminamos os alimentos pró-inflamatórios, açucares, grãos, leguminosas e cereais. Damos preferência a alimentos ricos nutricionalmente, pois o nosso objetivo não é focarmo-nos apenas na energia, mas, essencialmente, na boa nutrição.

Onde as duas se encontram

Se faz sentido para ti e se queres, porque sim, porque precisas, porque apetece-te…

Podes juntar os conceitos do Estilo Paleo, optando por comida de verdade, nutricionalmente densa e selecionando os alimentos menos ricos em hidratos de carbono. Assim poderás fazer uma alimentação cetogénica, com alimentos que o teu organismo está preparado para consumir. Alias assim uma dieta cetogénica, com as bases do Teu Estilo Paleo.

E é isto que hoje tenho para te dizer.

Cuida da tua alimentação se queres depender menos das indústrias farmacêuticas.

Opta por alimentos de verdade, se queres depender menos das indústrias alimentares.

Dá uma hipótese a ti mesmo para teres a tua saúde, no que respeita a estilo de vida, dependente de ti e não de terceiros.

 

Tu mereces estar bem!

 

Se precisares de ajuda, conta com o meu apoio.

Garantidamente, ao fim dos 21 dias de Desafio, vais encontrar diferenças no teu corpo. Vais ainda notar mudanças na tua mente e na tua abordagem à alimentação.

Desafio 21 - Recebe informações

Clica aqui para mais informações.

Até à próxima semana,

Até lá, fica bem,

Tranquilamente,

Bela

 

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.
  • E outro curso que te ensina, sumariamente, como usares os Macronutrientes para otimizares a tua saúde:

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Se preferires um apoio em grupo pequeno, contata-me pelo WhatsApp: 966 745 162
  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso álbum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui