A guerra dos jejuns! Tenho que passar fome?

A guerra dos jejuns! Tenho que passar fome?

Fazer jejuns é bom! Aguento 18h. Vou enganar a fome com água. Vou beber um turbinado para jejuar mais tempo. Frases que fazem sentido ou não no Meu Estilo Paleo?

 

A guerra dos jejuns!

 

Sim, parece uma guerra onde uns lutam a favor de jejuns e outros teimam em dizer que nunca devemos passar fome.

Ouvimos, muitas vezes, que passar fome era antigamente quando havia falta de alimentos. Ouvimos outros pregarem que é importante jejuar. E ainda temos os que defendem que devemos comer de 3 em 3 horas… Afinal em que ficamos?

 

Quem não faz jejum que ponha o dedo no ar!

 

Então é assim: o período de jejum é aquele em que não estamos a nos alimentar. Alguém que esteja a ler está constantemente a comer? Se sim, bom, que me avise que afinal é possível viver sem jejuar.

A realidade mais comum é que todos nós, pelo menos enquanto estamos a dormir, estamos a jejuar. Como o período em que estamos a dormir é o maior do dia em que ficamos sem comer, chamamos a esse tempo o jejum intermitente e podemos até contar quantas horas ficamos sem comer. Então, se jantamos às 9 horas da noite e depois voltamos a comer as 9 da manhã, passamos 12 horas sem comer, fizemos jejum durante 12 horas.

E fazer um protocolo de jejum intermitente é simplesmente isto, passar x horas sem comer. Mas sobre os protocolos do jejum intermitente já falei aqui.

Vamos agora ver cada uma das afirmações acima:

 

Fazer jejuns é bom!

 

Sim, é quando fazemos jejum que o nosso organismo aproveita para fazer a “limpeza” celular. Quando comemos, o corpo vai canalizar a energia para a digestão dos alimentos. Depois desse trabalho feito, vai começar a limpeza. Então, daqui deduzimos que jejuar é positivo. Aliás, o Nobel da medicina de 2016 falou disso. Apresentou o conceito da autofagia que se dá durante o jejum.

 

Aguento 18h de jejum!

 

Uaaauu, parabéns! Mas estás a concorrer com quem? Comigo não, garantidamente. Por vezes faço jejuns de 16 horas, é o mais comum, mas simplesmente porque me sinto bem assim. De vez em quando prolongo até 18 h, 19, ou mesmo 24… mas tem dias que só faço de 12 horas… e está tudo bem! Não tenho que aguentar nem que concorrer com ninguém. Apenas preciso sentir o meu corpo e saber identificar a minha fome. Quando tenho fome, como.

jejuns

Contar as horas de jejum

Vou enganar a fome com água.

 

Porquê? Se temos fome, comemos. Simples assim. O que pode acontecer é confundirmos a fome com a sede. Isso acontece porque o centro da fome e da sede, no nosso cérebro, estão muito próximos. Sim, podemos beber água para despistar, mas não para enganar.

Existem exceções? Sim. Se precisas fazer algum exame em que seja necessário estares algumas horas sem comer, mas podes beber água, podes tentar “enganar a fome”. Se tens fome e não podes parar o que estás a fazer para comeres, beber um pouco de água ou um chá pode ajudar. Mas se tens fome, já fizeste pelo menos 12 horas de jejum, não é preciso aguentares nada!

 

Vou beber um turbinado para jejuar mais tempo.

 

Sim, é uma excelente opção. Principalmente se precisas prolongar o jejum por motivos de saúde. No entanto, pára e pensa um pouco:

  • o teu objetivo é perder peso?

Então precisas queimar a gordura do teu corpo, certo? Para que é que vais beber gordura extra para queimares? Se tens fome, nutre o teu corpo. Não mascares a fome, pois ela pode ser simplesmente sinal de que o teu corpo precisa de nutrientes e… a gordura não nutre… O turbinado é, basicamente, fonte de gordura.

Café / Turbinado

Café

Mas afinal, em que ficamos? Jejuar ou não jejuar?

 

Sim, jejuar é uma forma fantástica de otimizar a nossa saúde. Porém, não comeces a jejuar sem sentires que o teu organismo está preparado para isso. Começa, antes de pensares no jejum, a pensar e a escolher alimentos verdadeiramente nutritivos. Quando o teu corpo começar a sentir que estás a cuidar dele verdadeiramente… os jejuns serão espontâneos. E vais sentir-te fantástico ou fantástica durante o jejum.

 

E é isto que hoje eu tinha para te dizer sobre os jejuns.

Eu sei que ainda existem muitas questões sobre jejuns para responder, por isso, coloca nos comentários a tua e em breve poderei escrever ou falar sobre isso!

 

E, se precisares de apoio para a tua caminhada, podes contar comigo no WhatsApp.

 

Desafio 21 - Recebe informações

 

Clica aqui para saberes tudo sobre os nossos grupos de crescimento:

 

E até à próxima semana, até lá, fica bem,

 

Tranquilamente,

 

Bela

 

 

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

 

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.
  • E outro curso que te ensina, sumariamente, como usares os Macronutrientes para otimizares a tua saúde:

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Se preferires um apoio em grupo pequeno, contata-me pelo WhatsApp: 966 745 162
  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso álbum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui