90% do emagrecimento vem da alimentação.

90% do emagrecimento vem da alimentação.

Queres emagrecer e já experimentaste tudo? Nada deu o resultado esperado? Passaste fome? Aprendeste a comer? Emagrecimento vem da alimentação!

 

90% do emagrecimento vem da alimentação.

 

Gosto muito desta frase do Dr Jason Fung. Efetivamente, é o que comemos que nos faz engordar. Então, pela lógica, o que não comemos é o que nos faz emagrecer.

Sim, a ausência de comida faz-nos emagrecer, ninguém tem dúvida disso.

Mas, será que existe uma forma de comer e não engordar?

 

Eu digo um grande sim. Há 25 kg atrás eu dizia que até se respirasse fundo parecia que engordava. Hoje como a quantidade que me apetece, quando sinto vontade, dos alimentos que escolhi para pertencerem ao Meu Estilo Paleo e o peso não volta.

 

Então, o emagrecimento ou o ganho de peso vem da alimentação.

 

As hormonas regulam o nosso corpo

 

Todos nós somos regulados pelas hormonas, são elas que nos permitem estarmos aptos para a continuação da espécie, para enfrentarmos uma situação de perigo ou para nos dizer se devemos ou não armazenar energia.

E é aqui que reside o segredo:

 

O nosso corpo precisa de armazenar energia?

 

Existem duas situações em que ele sente que precisa de armazenar energia:

  • Quando lhe damos energia a mais sob a forma de alimentos;
  • Quando há escassez de alimentos.

Vamos ver cada ponto separado.

 

Quando lhe damos energia a mais

 

Se consumirmos demasiada energia, o organismo não vai precisar disso e vai começar a armazenar essa energia para momentos de necessidade.

Como fornecemos energia a mais?

Os dois macronutrientes responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo são:

  • Lípidos e
  • Hidratos de carbono

Uma alimentação padrão sugere a ingestão de cerca de 60% de energia sob a forma de hidratos de carbono. Como a maior parte desses hidratos de carbono vão se transformar em glicose no sangue, o corpo liberta insulina, que é a hormona do armazenamento, para começarmos a armazenar essa energia na forma de gordura.

Durante muito tempo demos pouca ou nenhuma importância às gorduras como fonte de energia, apesar de vermos o nosso corpo a armazena-la.

Aliás, as dietas low fat ainda são muito indicadas…

low fat

low fat

É fácil consumirmos energia a mais na forma de hidratos de carbono, pois é simples ingeri-los. Há sempre espaço para uma bola de gelado, um bolo ou aquela banana bem madura/docinha que nos pisca o olho da fruteira. Aliás, o açúcar é aditivo, logo não é fácil dizer não ao açúcar.

Se, em vez dos hidratos de carbono, usarmos a gordura como fonte de energia, não será tão fácil abusarmos dela. Não bebemos shots de azeite, não comemos fatias de manteiga, não o conseguiríamos fazer sistematicamente. O nosso organismo controla melhor a quantidade de energia que consumimos, pelo apetite, quando esta é sob a forma de lípidos.

Então, se queres ganhar peso, investe nos hidratos de carbono, se queres otimizar a tua saúde e manter-te num peso ideal, usa a gordura como fonte de energia. E a realidade é que um pouco de gordura dá mais sabor aos alimentos. 😊

 

Quando há escassez de alimentos

 

Bom, se não há alimentos suficientes, seria de esperar que emagrecêssemos até desaparecermos… porém não é isso que acontece. O nosso corpo não seria tão estúpido quanto isso, ou não teríamos sobrevivido ao longo de milhares de anos…

escassez de alimentos

escassez de alimentos

O que acontece quando há escassez de alimentos, seja involuntária, quando não há mesmo comida para nos alimentarmos, seja voluntária, quando fazemos uma restrição calórica forçada, o que acontece é que o corpo vai entrar em modo de poupança. Então, o que acontece na prática, é que o metabolismo desacelera. Depois, quando voltamos a comer um pouco mais, engordamos, pois o corpo já não está habituado a tanto alimento.

 

90% do emagrecimento vem da alimentação.

 

Então, aprende a sentir o teu corpo, compreende como ele funciona e, em vez de comeres pela emoção ou pelo hábito, começa a comer quando, efetivamente, o teu corpo precisa de se nutrir. Sim, é tão simples quanto isto.

 

Assim, se precisares de ajuda, já sabes,

Eu estarei aqui e, na próxima semana, terei mais um artigo para ti.

 

Não sabes como criar o teu Estilo?

Vem ter connosco. Desafia-te por 21 dias e aprende! Não vamos servir planos alimentares paleo. Mas garantimos que aprendes o necessário para criares o teu plano alimentar paleo, se o desejares.

 

Desafio 21 - Recebe informações

 

Em menos de um mês terás criado o teu estilo e, garanto-te, se seguires o desafio corretamente, terás resultados fantásticos. Sejam de otimização da tua saúde ou de emagrecimento.

 

E por hoje é tudo,

Obrigada por teres estado aqui comigo.

Se leste até agora, comenta

#comoparamenutrir

 

Até à próxima semana,

Até lá, fica bem,

 

Tranquilamente,

 

Bela

 

 

Como continuar a receber conteúdo de qualidade?

 

  • Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
  • Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.
  • E outro curso que te ensina, sumariamente, como usares os Macronutrientes para otimizares a tua saúde:

Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube

  • Se queres seguir tudo o que se passa, a Página

Meu Estilo Paleo

é o elo de ligação entre toda a minha presença online.

  • Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de

Coach e Mentoring

  • Se preferires um apoio em grupo pequeno, contata-me pelo WhatsApp: 966 745 162
  • Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook

Grupo Meu Estilo Paleo

  • Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?

Podes seguir o nosso álbum no Pinterest

  • Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte:

Podes te inscrever aqui