
90% do emagrecimento vem da alimentação.
Queres emagrecer e já experimentaste tudo? Nada deu o resultado esperado? Passaste fome? Aprendeste a comer? Emagrecimento vem da alimentação!
90% do emagrecimento vem da alimentação.
Gosto muito desta frase do Dr Jason Fung. Efetivamente, é o que comemos que nos faz engordar. Então, pela lógica, o que não comemos é o que nos faz emagrecer.
Sim, a ausência de comida faz-nos emagrecer, ninguém tem dúvida disso.
Mas, será que existe uma forma de comer e não engordar?
Eu digo um grande sim. Há 25 kg atrás eu dizia que até se respirasse fundo parecia que engordava. Hoje como a quantidade que me apetece, quando sinto vontade, dos alimentos que escolhi para pertencerem ao Meu Estilo Paleo e o peso não volta.
Então, o emagrecimento ou o ganho de peso vem da alimentação.
As hormonas regulam o nosso corpo
Todos nós somos regulados pelas hormonas, são elas que nos permitem estarmos aptos para a continuação da espécie, para enfrentarmos uma situação de perigo ou para nos dizer se devemos ou não armazenar energia.
E é aqui que reside o segredo:
O nosso corpo precisa de armazenar energia?
Existem duas situações em que ele sente que precisa de armazenar energia:
- Quando lhe damos energia a mais sob a forma de alimentos;
- Quando há escassez de alimentos.
Vamos ver cada ponto separado.
Quando lhe damos energia a mais
Se consumirmos demasiada energia, o organismo não vai precisar disso e vai começar a armazenar essa energia para momentos de necessidade.
Como fornecemos energia a mais?
Os dois macronutrientes responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo são:
- Lípidos e
- Hidratos de carbono
Uma alimentação padrão sugere a ingestão de cerca de 60% de energia sob a forma de hidratos de carbono. Como a maior parte desses hidratos de carbono vão se transformar em glicose no sangue, o corpo liberta insulina, que é a hormona do armazenamento, para começarmos a armazenar essa energia na forma de gordura.
Durante muito tempo demos pouca ou nenhuma importância às gorduras como fonte de energia, apesar de vermos o nosso corpo a armazena-la.
Aliás, as dietas low fat ainda são muito indicadas…
É fácil consumirmos energia a mais na forma de hidratos de carbono, pois é simples ingeri-los. Há sempre espaço para uma bola de gelado, um bolo ou aquela banana bem madura/docinha que nos pisca o olho da fruteira. Aliás, o açúcar é aditivo, logo não é fácil dizer não ao açúcar.
Se, em vez dos hidratos de carbono, usarmos a gordura como fonte de energia, não será tão fácil abusarmos dela. Não bebemos shots de azeite, não comemos fatias de manteiga, não o conseguiríamos fazer sistematicamente. O nosso organismo controla melhor a quantidade de energia que consumimos, pelo apetite, quando esta é sob a forma de lípidos.
Então, se queres ganhar peso, investe nos hidratos de carbono, se queres otimizar a tua saúde e manter-te num peso ideal, usa a gordura como fonte de energia. E a realidade é que um pouco de gordura dá mais sabor aos alimentos. 😊
Quando há escassez de alimentos
Bom, se não há alimentos suficientes, seria de esperar que emagrecêssemos até desaparecermos… porém não é isso que acontece. O nosso corpo não seria tão estúpido quanto isso, ou não teríamos sobrevivido ao longo de milhares de anos…

O que acontece quando há escassez de alimentos, seja involuntária, quando não há mesmo comida para nos alimentarmos, seja voluntária, quando fazemos uma restrição calórica forçada, o que acontece é que o corpo vai entrar em modo de poupança. Então, o que acontece na prática, é que o metabolismo desacelera. Depois, quando voltamos a comer um pouco mais, engordamos, pois o corpo já não está habituado a tanto alimento.
90% do emagrecimento vem da alimentação.
Então, aprende a sentir o teu corpo, compreende como ele funciona e, em vez de comeres pela emoção ou pelo hábito, começa a comer quando, efetivamente, o teu corpo precisa de se nutrir. Sim, é tão simples quanto isto.
Assim, se precisares de ajuda, já sabes,
Eu estarei aqui e, na próxima semana, terei mais um artigo para ti.
Não sabes como criar o teu Estilo?
Vem ter connosco. Desafia-te por 21 dias e aprende! Não vamos servir planos alimentares paleo. Mas garantimos que aprendes o necessário para criares o teu plano alimentar paleo, se o desejares.
Em menos de um mês terás criado o teu estilo e, garanto-te, se seguires o desafio corretamente, terás resultados fantásticos. Sejam de otimização da tua saúde ou de emagrecimento.
E por hoje é tudo,
Obrigada por teres estado aqui comigo.
Se leste até agora, comenta
#comoparamenutrir
Até à próxima semana,
Até lá, fica bem,
Tranquilamente,
Bela
Como continuar a receber conteúdo de qualidade?
- Em primeiro lugar, todas as sextas feiras envio para os meus contatos um email com informações e com o resumo do que aconteceu na semana. Se queres receber, clica no atalho abaixo e diz-me em qual dos teus emails queres receber as minhas dicas.
- Além disso, na plataforma Udemy tenho um curso que te ensina, passo a passo, como podes criar o Teu Estilo Paleo.
- E outro curso que te ensina, sumariamente, como usares os Macronutrientes para otimizares a tua saúde:
Podes encontrar-me, igualmente, nas redes sociais e no YouTube
- Se queres seguir tudo o que se passa, a Página
é o elo de ligação entre toda a minha presença online.
- Para um apoio individualizado e especializado, segue a minha página de
- Se preferires um apoio em grupo pequeno, contata-me pelo Desafio 21 Desafio 21
- Além disso, podes vir fazer parte do nosso grupo no facebook
- Queres ter tudo organizado e com um acesso fácil?
Podes seguir o nosso álbum no Pinterest
Estamos também no Instagram.
- Todas as 4ª feiras sai no nosso canal do YouTube um vídeo. Por isso convido-te a te inscreveres no atalho seguinte: